Segundo banco de dados do Procon Estadual, constante no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no mês de junho de 2014 foram registrados 1.562 procedimentos administrativos, tendo o setor de "Serviços Essenciais" ocupado o primeiro lugar em reclamações.
O setor de "Serviços Essenciais" foi responsável por 485 atendimentos no órgão de defesa do consumidor, mantendo-se na primeira posição do ranking, registrando 185 reclamações para serviços de "Água e Esgoto", 126 para "Telefonia Fixa" e 111 reclamações para "Energia Elétrica".
O setor de "Produtos", com 328 reclamações, ficou em segundo lugar, sendo registradas 75 reclamações para a categoria "Telefone", 35 reclamações para "Eletroeletrônico Importado" e 22 para "Microcomputador/Produtos de Informática".
O setor "Serviços Privados" ficou em terceiro lugar com 315 reclamações, sendo 146 para a categoria "Hospedagem", 44 para "TV por Assinatura" e 37 para a categoria "Estabelecimento comercial".
Em quarto lugar ficou o setor "Assuntos Financeiros, que registrou 282 reclamações, sendo 160 para "Banco Comercial", 32 reclamações para a categoria "Cartão de Crédito" e 24 para “Outros contratos”.
O setor "Alimentos" registrou 102 reclamações no Procon-MT, ocupando assim o quinto lugar do ranking. Já em penúltimo e último lugar, respectivamente, permanecem os setores "Habitação" e "Saúde". Juntos, os dois setores tiveram 50 reclamações no mês de junho de 2014.
O Procon Estadual é um órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Para mais informações, procure o Procon-MT pelos telefones 151 ou 3613-8500. E para formalizar reclamações, o órgão atende em sua Sede Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, das 13 às 19 horas e no Posto de Atendimento do Ganha Tempo, de segunda a sexta-feira das 07h30min às 18h30min e aos sábados das 07h30min às 12 horas.