Parlamentar fecha 1º semestre com 130 indicações, 26 projetos de lei, oito projetos de resolução, sete requerimentos e um projeto de lei complementar
EDUARDO CARDOSO
Estreante no parlamento estadual, e o primeiro policial civil a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Wancley Carvalho (PV) tem se destacado como jovem liderança na Casa de Leis. Somente no primeiro semestre, o deputado apresentou 172 proposições em defesa da Segurança Pública, Infraestrutura, Saúde, Educação, Desenvolvimento sustentável e econômico e Turismo regional.
De fevereiro a julho, o parlamentar apresentou 130 indicações, 26 projetos de lei, oito projetos de resolução, sete requerimentos e um projeto de lei complementar. Membro de seis comissões permanentes da Assembleia, Wancley é um dos coordenadores do evento que vai comemorar os 180 anos de instalação do parlamento mato-grossense, celebrado em agosto.
Em quase seis meses de mandato, o parlamentar e sua equipe já atenderam mais de 2 mil pessoas, que passaram pelo gabinete regional, em Pontes e Lacerda, e no gabinete de Cuiabá, na Assembleia Legislativa. Os atendimento geraram 1.389 solicitações. "Estou satisfeito com nossos resultados, e otimista para novos trabalhos e ações", pontuou o parlamentar.
Na área de Segurança Pública, liderados pelo deputado Wancley, os parlamentares aprovaram a Mensagem do Poder Executivo que definiu os valores dos subsídios salariais dos escrivães e investigadores da Polícia Civil.
Nesse semestre, o deputado visitou diversas delegacias para acompanhar de perto as demandas dos profissionais da segurança, além de lutar para convocação dos cadastros reservas das polícias Civil e Militar, e dos candidatos aprovados no último concurso da Politec. Projetos de lei que inibem a criminalidade também foram apresentados.
Acordo de resultados - Os assessores e colaboradores dos gabinetes da capital e do interior firmaram um acordo de resultados com o político e a população. A prática inédita no legislativo estadual é iniciativa do próprio parlamentar, que já desenvolvia projeto semelhante quando era vereador em Pontes e Lacerda. "Estamos em um novo tempo de fazer política. A população precisa de resultados.É preciso valorizar cada centavo do dinheiro público. Não podemos mais aceitar que quem trabalhe com político não seja profissional em alguma área. Na minha equipe, se não der resultados, não serve para a população, e nem pra mim", afirma Wancley.
Região Oeste - Legítimo representante da região, o parlamentar destinou a maior parte do seu trabalho parlamentar para o desenvolvimento econômico e para atender os anseios dos cerca de 200 mil habitantes dos 22 municípios que compõem a região. "Conheço bem cada cidade, e tenho compromisso com aquela população. Tenho atuado em todas as áreas, para garantir o desenvolvimento do oeste mato-grossense", pontuou o deputado.
Audiência pública - A descentralização dos serviços de saúde na região oeste foi tema da primeira audiência pública requerida pelo deputado, em Pontes e Lacerda, no mês de abril. O secretário de estado de Saúde, Marco Bertúlio, discutiu o assunto com prefeitos, vereadores, secretários municipais e sociedade.
Frentes parlamentares - O deputado é o idealizador e coordenador-geral da Frente do Cooperativismo de Mato Grosso (Frencoop-MT), e da Frente em defesa das Práticas Integrativas da Saúde, chamada de Frente Holística, ambas serão instaladas após o recesso parlamentar.