Busca por Categoria!

Busca por palavras





     Notícias

Educação

Data:26/08/2015 - Hora:15:33


Deputado Taborelli e secretário de educação visitam cinco escolas em Rosário Oeste

As visitas foram iniciativa do deputado estadual Pery Taborelli

Cinco escolas estaduais de Rosário Oeste (104 km da capital), receberam a vista do deputado estadual Pery Taborelli (PV), e do secretário de Estado de Educação (Seduc), Permínio Pinto, nesta terça-feira (25).

Na ocasião, ficou constato que as instituições de ensino estão em situações precárias, com telhados e fiações elétricas comprometida, paredes mal conservadas, falta de espaço, quadras poliesportivas inadequadas, entre outros problemas.

Diretores e professores entregaram ao deputado e ao secretário relatórios com apontamentos sobre todos os problemas vivenciados nos prédios.

A diretora da Escola Estadual Elizabet Evangelista Pereira, professora Maria Célia, disse que as ações e projetos para a unidade de ensino, como a ampliação de salas de aula e reforma do prédio é aguardado desde a gestão do então governador Silval Barbosa (PMDB).

Maria Célia disse, ainda, que considerou importante a visita de Taborelli e Permínio. “Dá força tanto para nós diretores, servidores e professores, como para a comunidade escolar, no sentido de ajudar a alavancar ações em benefício as nossas escolas”, afirmou.

Durante uma solenidade organizada pelos servidores e alunos da Escola Elizabet, o deputado falou da importância do estudo. “O conhecimento é a maior herança que o ser humano pode ter. Cultura é a riqueza que ninguém pode tirar. Então estudem, dêem valor na escola e nos educadores”, discursou.

Permínio ressaltou que o governo Pedro Taques tem projeto para a educação em todo o Estado de Mato Grosso.

Segundo o secretário, 133 escolas em 42 municípios, já foram visitadas. A meta é fechar o ano de 2015 com 250 escolas visitadas. Mato Grosso tem 753 unidades escolares e quatrocentos e nove mil alunos matriculados. “Estamos trabalhando para avançar em números e na qualidade do ensino. A Seduc está estudando um sistema de ensino a “Escola Ciclada” que deve revolucionar o ensino fundamental. E também estamos formatando as atribuições dos Centros Educacionais”, destacou.

O gestor da pasta ainda garantiu que o Estado vai investir na especialização dos coordenadores pedagógicos, para que eles não se limitem apenas à coordenação da instituição, mas que cheguem até a sala de aula. “Investiremos em Rosário Oeste e nos 141 municípios de Mato Grosso”, garantiu Permínio.

Na Escola Elizabeth, o secretário se comprometeu a destinar até o dia 30 de outubro, uma equipe técnica para apontar as prioridades da unidade. E para o ano de 2016 vai viabilizar uma fanfarra escolar, que deve custar em média R$ 25 mil.

Na Escola Arthur Borges, a diretora Marilza do Carmo, disse que a prioridade é a construção de uma cozinha e um refeitório. Uma equipe de projetista da Seduc deve ir à instituição até o dia 15 de Novembro.

Já na Escola Marechal Rondon, de acordo com a diretora, professora Edil, a preferência é pela construção de quadra coberta e um posto de transformação. “Com o calor as crianças não tem espaço para atividades físicas. E a nossa rede elétrica não comporta climatização nas salas de aula”, ressaltou a professora.

No Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEJA), a diretora Dirlei Santos, pediu pintura padrão do prédio, cobertura de uma área para realização de eventos e atividades escolares, e a construção de uma biblioteca.

A situação da Escola João Calixto, requer uma atenção especial, toda rede elétrica esta condenada, com risco de incêndio, o laboratório não funciona, em decorrência da rede elétrica, algumas salas de aula os ventiladores não funcionam e o foro de madeira também esta ameaçado. De acordo com Permínio, entre o dia 15 de outubro a 15 de novembro uma equipe de engenheiros estará se deslocando até a unidade escolar para avaliação da estrutura. A ideia do secretario é trocar todo telhado de madeira, por uma estrutura metálica.

Ao final das visitas Taborelli e Permínio, ainda visitaram o prédio da Assessoria Pedagógica da Educação do Campo.

Os assessores pedagógicos reivindicaram investimentos para as escolas rurais e salas anexas nos distritos de Rosário Oeste. E ainda solicitaram conclusão do muro da sede, um veículo novo para percorrer as escolas rurais e extensões.

A Escola José Bento Gonçalves, no distrito de Jatoba, funciona em um barracão, enfrenta dificuldades, devido à situação cadastral, já que o município não recebeu a doação definitiva do terreno. A situação se arrasta desde o ano de 2010. A região sofre com atoleiro em tempo de chuva, o ônibus escolar está impossibilitado de trafegar, a ponte de madeira está quebrada.

A Escola Benedita de Almeida, também na zona rural, esta com vazamento na fossa, cozinha deteriorada, telhado ameaçado e falta merenda. Essa unidade foi estadualizada em dezembro de 2014.

O secretário Permínio deve agendar nos próximos dias uma visita as escolas do campo, no município de Rosário Oeste.

Durante as visitas, as autoridades foram recepcionadas com apresentações culturais com a participação de alunos e professores.

Também participou das visitas o deputado Saturnino Masson, engenheiros e assessores da Seduc, o prefeito do município, João Balbino, o presidente regional do Sintep, professor Moisés, a secretária municipal de educação, Vanusa Santos, e a assessoria do deputado Taborelli.



Fonte
: (Gabinete Dep. Coronel Taborelli)


 Comentários

Nenhum comentário sobre essa matéria.

Clique aqui e seja o primeiro a fazer seu comentário.

 Web Rádios
  Não existem Enquetes essa Semana
HERIQUIS HENRIQUE DE SAOUZA BATISTA(1/2) Colíder-MT
CLEONICE RODRIGUES MEDEIRO BIRTCHE(1/2) Colíder-MT
Bruno Aparecido De Brito(2/2) Colíder-MT
JOÃO REVANIL CALDEIRA(2/2) Colíder-MT
JOÃO PONDE DO VALE(2/2) Colíder-MT
MARCOS PEREIRA DE OLIVEIRA(3/2) Colíder-MT
HEBERSON MARTINS GOMES(3/2) Colíder-MT
EDUARDO BATISTA PEREIRA (3/2) Colíder-MT
CLAUDIO COELHO DE MIRANDA(3/2) Colíder-MT
ANA PAULA DE SOUZA VASCON(4/2) Colíder-MT
ADELSO FERNANDES BRITES(5/2) Colíder-MT
Elizani andrade M Martins(8/2) Colíder-MT
WHENDER RAY ISIDORO DE ALMEIDA(9/2) Colíder-MT
GUARDA MIRIM COLIDER - 15 ANOS(10/2) Colíder-MT
THIAGO SALES EVARISTO (10/2) Colíder-MT
PAULO COELHO DE MIRANDA(11/2) Colíder-MT
DEBORA BERGAMIN DE OLIVEIRA(12/2) Colíder-MT
Clovis De Brito Costa(12/2) Colíder-MT
ELESSANDRA SOARES MAZOLINI(14/2) Colíder-MT
FABIANA GRAZIELI DA SILVA(15/2) Colíder-MT
OVIDIO ERNEGA(16/2) Colíder-MT
JOAO BATISTA(16/2) Colíder-MT
ADELINO JOSÉ POPE(16/2) -1-MT
JESSICA DE OLIVEIRA CAVALCANTE(17/2) Colíder-MT
GUSTAVO BRAGA DA SILVA(17/2) Colíder-MT
GEOVANI DE LIMA SILVA(17/2) Colíder-MT
BRASILINO ALVES TOSTA(18/2) Colíder-MT
LUAN BATISTA DE OLIVEIRA NOBRE(18/2) Colíder-MT
BRUNO MARTINS(20/2) Colíder-MT
VALERIA PEREIRA DOS SANTOS(21/2) Colíder-MT
MARINA BORGES RODRIGUES(21/2) Colíder-MT
ITALO CESAR SIQUEIRA(21/2) Colíder-MT
HELENA DE SOUZA DOS SANTOS.(22/2) Colíder-MT
RUBIA DAIANE FRANÇA DA SILVA(23/2) Colíder-MT
CAROLINE DE OLIVEIRA BELGO (24/2) Colíder-MT
BRUNA MAIARA DE OLIVEIRA(24/2) Colíder-MT
Rubens de Souza(25/2) Colíder-MT
ORLANDO CARLOS VIEIRA(25/2) Colíder-MT
DÉCIO CAETANO PIMENTA(26/2) -1-MT
ALECSSANDER YURI SANTIAGO MATHIAS (27/2) Colíder-MT
JOSÉ PAULO DE ALMEIDA(28/2) Colíder-MT
+ Aniversariantes
+ Cadastrar

PROMOÇÃO SEDE PRÓPRIA
15/04/2012
Sede Social ACIC
Sede Própria

SHOW ANA KARLA
09/09/2011
Centro de Eventos
September Fest

+ Agendas


® 2020 - Guia Colider - Todos os direitos reservados
Tecnologia Dolci Internet - By Lucas Dolci