As visitas foram iniciativa do deputado estadual Pery Taborelli
Cinco escolas estaduais de Rosário Oeste (104 km da capital), receberam a vista do deputado estadual Pery Taborelli (PV), e do secretário de Estado de Educação (Seduc), Permínio Pinto, nesta terça-feira (25).
Na ocasião, ficou constato que as instituições de ensino estão em situações precárias, com telhados e fiações elétricas comprometida, paredes mal conservadas, falta de espaço, quadras poliesportivas inadequadas, entre outros problemas.
Diretores e professores entregaram ao deputado e ao secretário relatórios com apontamentos sobre todos os problemas vivenciados nos prédios.
A diretora da Escola Estadual Elizabet Evangelista Pereira, professora Maria Célia, disse que as ações e projetos para a unidade de ensino, como a ampliação de salas de aula e reforma do prédio é aguardado desde a gestão do então governador Silval Barbosa (PMDB).
Maria Célia disse, ainda, que considerou importante a visita de Taborelli e Permínio. “Dá força tanto para nós diretores, servidores e professores, como para a comunidade escolar, no sentido de ajudar a alavancar ações em benefício as nossas escolas”, afirmou.
Durante uma solenidade organizada pelos servidores e alunos da Escola Elizabet, o deputado falou da importância do estudo. “O conhecimento é a maior herança que o ser humano pode ter. Cultura é a riqueza que ninguém pode tirar. Então estudem, dêem valor na escola e nos educadores”, discursou.
Permínio ressaltou que o governo Pedro Taques tem projeto para a educação em todo o Estado de Mato Grosso.
Segundo o secretário, 133 escolas em 42 municípios, já foram visitadas. A meta é fechar o ano de 2015 com 250 escolas visitadas. Mato Grosso tem 753 unidades escolares e quatrocentos e nove mil alunos matriculados. “Estamos trabalhando para avançar em números e na qualidade do ensino. A Seduc está estudando um sistema de ensino a “Escola Ciclada” que deve revolucionar o ensino fundamental. E também estamos formatando as atribuições dos Centros Educacionais”, destacou.
O gestor da pasta ainda garantiu que o Estado vai investir na especialização dos coordenadores pedagógicos, para que eles não se limitem apenas à coordenação da instituição, mas que cheguem até a sala de aula. “Investiremos em Rosário Oeste e nos 141 municípios de Mato Grosso”, garantiu Permínio.
Na Escola Elizabeth, o secretário se comprometeu a destinar até o dia 30 de outubro, uma equipe técnica para apontar as prioridades da unidade. E para o ano de 2016 vai viabilizar uma fanfarra escolar, que deve custar em média R$ 25 mil.
Na Escola Arthur Borges, a diretora Marilza do Carmo, disse que a prioridade é a construção de uma cozinha e um refeitório. Uma equipe de projetista da Seduc deve ir à instituição até o dia 15 de Novembro.
Já na Escola Marechal Rondon, de acordo com a diretora, professora Edil, a preferência é pela construção de quadra coberta e um posto de transformação. “Com o calor as crianças não tem espaço para atividades físicas. E a nossa rede elétrica não comporta climatização nas salas de aula”, ressaltou a professora.
No Centro de Educação para Jovens e Adultos (CEJA), a diretora Dirlei Santos, pediu pintura padrão do prédio, cobertura de uma área para realização de eventos e atividades escolares, e a construção de uma biblioteca.
A situação da Escola João Calixto, requer uma atenção especial, toda rede elétrica esta condenada, com risco de incêndio, o laboratório não funciona, em decorrência da rede elétrica, algumas salas de aula os ventiladores não funcionam e o foro de madeira também esta ameaçado. De acordo com Permínio, entre o dia 15 de outubro a 15 de novembro uma equipe de engenheiros estará se deslocando até a unidade escolar para avaliação da estrutura. A ideia do secretario é trocar todo telhado de madeira, por uma estrutura metálica.
Ao final das visitas Taborelli e Permínio, ainda visitaram o prédio da Assessoria Pedagógica da Educação do Campo.
Os assessores pedagógicos reivindicaram investimentos para as escolas rurais e salas anexas nos distritos de Rosário Oeste. E ainda solicitaram conclusão do muro da sede, um veículo novo para percorrer as escolas rurais e extensões.
A Escola José Bento Gonçalves, no distrito de Jatoba, funciona em um barracão, enfrenta dificuldades, devido à situação cadastral, já que o município não recebeu a doação definitiva do terreno. A situação se arrasta desde o ano de 2010. A região sofre com atoleiro em tempo de chuva, o ônibus escolar está impossibilitado de trafegar, a ponte de madeira está quebrada.
A Escola Benedita de Almeida, também na zona rural, esta com vazamento na fossa, cozinha deteriorada, telhado ameaçado e falta merenda. Essa unidade foi estadualizada em dezembro de 2014.
O secretário Permínio deve agendar nos próximos dias uma visita as escolas do campo, no município de Rosário Oeste.
Durante as visitas, as autoridades foram recepcionadas com apresentações culturais com a participação de alunos e professores.
Também participou das visitas o deputado Saturnino Masson, engenheiros e assessores da Seduc, o prefeito do município, João Balbino, o presidente regional do Sintep, professor Moisés, a secretária municipal de educação, Vanusa Santos, e a assessoria do deputado Taborelli.